sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sociedade politicamente ignorante.


Quase todos os dias nós encontramos nos jornais ou propagandas, televisivas ou não, manchetes como: "Brasil auto-suficiente em petróleo", ou até mesmo: "Brasil empresta dinheiro ao FMI".Manchetes que mostram como a economia brasileira está crescendo. Essas mesmas 'frases mágicas' vem acompanhadas de imagens sorridentes. Talvez uma grande parte da população só saiba que ser auto suficiente e petróleo é uma coisa boa por causa dessas imagens sorridentes.
Isso acontece em pleno século 21 no país do pré sal.Assim percebe-se um enorme deficit na base da educação brasileira. Isso acaba inevitavelmente gerando um 'ciclo vicioso governamental'. Isso porque grande parte do país é 'politicamente ignorante'. Tanto no sentido de nunca questionar ou criticar candidatos, quanto no de ser facilmente manipulável, ao ponto de votar em alguém por algo banal.
Eu não culpo os eleitores por não pensarem antes de votar, porque eles simplesmente não cresceram com essa ideia na cabeça, ninguém, ou praticamente ninguém cresce com uma educação política associada com uma educação normal. Na minha opinião um grande passo para o país seria o investimento na educação básica e a inclusão da política no ensino fundamental, assim pelo menos a grande parte da população, que é de jovens, no futuro saberia o valor que seu voto tem.
Mas, que político vai querer investir na educação? Pra que investir em algo que só vai dar frutos na próxima geração? Pra quê investir em algo que eu não vou ver resultados para o próximo turno? Pra quê ? Se eu posso simplesmente construir um viaduto ou uma ponte com o dinheiro destinado a educação e assim obter bem mais votos?
Esse é o problema da educação, praticamente nenhum político que investir nela.
Educação não é brincadeira. Uma sociedade educada é bem mais desenvolvida do que uma ignorante. A segurança aumenta porque a tacha de criminalidade cai, já que muitas pessoas que ficariam desempregadas não estão já que o ensino público é de qualidade. A vida seria bem melhor se a educação brasileira não fosse precária, até o meio ambiente seria melhor, mas do jeito que está, provavelmente a única coisa que vai evoluir é o pré sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário