quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Liberte-se.


Existe uma teoria filosófica que resume a mudança dos sentimentos humanos ao passar da vida de uma forma bem simples e até mesmo engraçada. Ela diz que o mundo em geral é como um coelho, e quando nascemos ficamos bem na ponta dos pêlos do coelho, por isso conseguimos nos maravilhar tanto com o mundo, mas, como nada é perfeito, quanto mais velhos ficamos mais fundo nos pelos do coelho ficamos.
Parece uma tese meio boba, mas se você perceber bem faz sentido. Crianças são tipo, criaturinhas mágicas e fofas, sorriem por qualquer coisa, ficam feliz com qualquer coisa, são inocentes e não veem mal nas pessoas, são amigas, puramente amigas, sem falsidade ou algo do tipo.
Mas, quanto mais crescem mais se afundam nos problemas do mundo, e assim, deixam de perceber o que esta ao seu redor, veem aquilo como uma espécie de rotina, uma coisa normal, ou simplismente nem percebem o valor que aquilo tem.
Nós 'adultos' nos vemos cada vez mais extressados, obesos depressivos. A humanidade se encontra cada vez mais doente, e o mundo que deveria ter cada dia pessoas mais saudáveis, tem hoje em dias pessoas 'psicológicamente doentes'. São doenças silenciosas e tristes. Simplisment e tristes. Causadas pelo casulo que em que nos colocamos para nos proteger do mundo la fora.
Mas, não percebemos que ao nos proteger dos aparentes perigos, estamos nos defendendo de sentimentos reais, não paramos para ver a beleza de uma borboleta porque nós nem costumamos a notar que as borboletas andam por aí. Passamos por elas tão de pressa, com a cabeça tão cheia de futilidades que nem vemos o quanto são bonitas.
Enquanto isso, as crianças, no topo dos pelos do coelho simplismente sentem o mundo. São sinceras e transparentes, não guardam seus sentimentos para si, simplismente os mostram para quem quizer ver, não tem vergonha de sentir. Enquanto isso, muitos adolescentes tem vergonha das próprias mães, por serem muito carinhosas.
Se o mundo conseguisse ter a inocência de uma criança, tudo seria melhor. Até a nossa qualidade de vida. Já que muitos de nós simplismente existimos, para os mesmos propósitos: estudo > trabalho > dinheiro. Propósitos de existencia, existir não é viver. E quem se contenta em simplesmente existir, não sabe como é viver de verdade. Vamos apenas nos libertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário